São Paulo Diverso

Painel
Acesse os painéis interativos

Igualdade Racial em São Paulo: Avanços e Desafios

A SMPIR acredita que a construção de programas e políticas mais efetivos depende da nossa capacidade de ampliar o conhecimento que temos sobre a população e fazer bom uso de dados para o aprimoramento de nossas iniciativas. Essa visão inspirou a construção de um relatório e de painéis interativos que apresentam dados da população de São Paulo de forma clara, gráfica e concisa e dão um panorama geral dos avanços e desafios da igualdade racial em São Paulo.

Essas ferramentas são um dos produtos de nossa parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e objetivam  apoiar o setor público e outras instituições na formulação, implementação e avaliação de políticas para a população afrodescendente.

As informações estão organizadas em cinco grupos: demografia; renda; educação; trabalho e emprego; e acesso à segurança. Os dados estão desagregados por raça, gênero e subprefeitura, e são provenientes das seguintes fontes: Censo Demográfico de 2010 (IBGE), Relação Anual de Informações Sociais 2013 (RAIS, Ministério do Trabalho) e Sistema de Informação sobre Mortalidade de 2013 (SIM/PRO AIM, Ministério da Saúde).

Baixa aqui a versão em PDF do Relatório
273%
273% é o aumento de negros com ensino superior em São Paulo desde 2000.
Veja mais dados como esse »
2%
2% é a porcentagem dos negros que ganham mais de 10 salários mínimos. Esse número é de 9.5% para brancos. Veja mais dados como esse »
2.5x
A renda média dos negros é 2.5 vezes menor que a renda média dos brancos Veja mais dados como esse »
3%
3% é a porcentagem de negros que chegam a cargos de chefia ou gerência. Veja mais dados como esse »
76%
76% é a queda no número de homicídios de homens negros de 2000 a 2013. Veja mais dados como esse »
16.5%
Os negros ainda representam apenas 16.5% da população nas universidades. Veja mais dados como esse »
37.5%
37.5% é a diferença entre o salário de mulheres negras e de mulheres brancas, com as mesmas características (nível superior e em cargos gerenciais). Veja mais dados como esse »
31.5%
31.5% é a diferença entre o salário de homens negros e de homens brancos, com as mesmas características (nível superior e em cargos gerenciais). Veja mais dados como esse »