São Paulo Diverso

Promoção da Diversidade nas Empresas

Nos últimos anos, diversas empresas têm voltado suas atenções para a promoção da diversidade e igualdade de oportunidades em sua cultura corporativa. Buscando ampliar a discussão sobre o tema no meio empresarial e estimular a adoção de ações inclusivas no mercado de trabalho, o Instituto Ethos promove, entre outras iniciativas relacionadas ao tema, estudos sobre o perfil dos funcionários do setor público municipal e do setor privado brasileiro.

Perfil das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas

O Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas retrata o perfil do quadro dos funcionários das 500 maiores empresas do Brasil, mostrando desigualdades em sua composição social, racial e de gênero. E, também apresenta as principais políticas empreendidas por estas empresas para a inclusão de diversos públicos vulneráveis, incluindo afrodescendentes, mulheres, pessoas com deficiência e público LGBT.

Foto do evento de lançamentoMesa redonda com participação de grandes empresas brasileiras discutiu os resultados da pesquisa e caminhos para avanços.

 

A pesquisa busca contribuir para que os gestores tenham mais informação e possam adotar práticas mais efetivas para valorizar a diversidade, promover mais equidade no ambiente de trabalho e um desenvolvimento econômico mais inclusivo. O estudo é uma co-publicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto Ethos, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), OIT Brasil, FGV-EAESP/SP, IPEA e ONU Mulheres. Abaixo, é possível fazer o download da publicação completa e do sumário executivo do relatório.

Assista à reportagem da TV Brasil sobre a pesquisa:

Acesse a pesquisa:


 

 

Perfil dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo

O Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A análise dessas questões focou-se principalmente em quatro grupos considerados vulneráveis no mundo profissional – mulheres, negros, pessoas com deficiência, e pessoas com mais de 45 anos.

Atualmente, 4,9 milhões de pessoas estão alocadas nas empresas que fornecem serviços ao poder público municipal. Portanto, conhecer o perfil desse numeroso grupo é fundamental para aprimorar políticas públicas e privadas que visem o combate à discriminação e a valorização da diversidade nas gestões internas dessas organizações e em suas respectivas cadeias de valor. Acesse abaixo os resultados completos da pesquisa.

 

Também Quero Fazer Minha Parte