São Paulo Diverso

O São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que objetiva contribuir para um desenvolvimento socioeconômico mais igualitário na cidade de São Paulo por meio da criação de mais oportunidades para a população afrodescendente.

A iniciativa busca fomentar políticas inclusivas e estimular empresas para a criação de ações afirmativas em sua gestão interna e em suas relações com stakeholders externos. O Fórum também pretende promover uma articulação entre empresas, empreendedores afrodescendentes, e representantes do poder público para a ampliação da oferta de empregos e a criação de novos negócios.

 

 PRINCIPAIS DESTAQUES DO FÓRUM 2014

Abertura com altos representantes do setor público, como a então Ministra de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena Barrios, e do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.


Altíssimo número de parceiros, palestrantes e participantes das principais instituições e empresas, entre elas Carrefour, Citibank, Coca-Cola, Diário de São Paulo, Google, Grupo Colombo, Johnson & Johnson, e Walmart.


350Público de mais de 350 pessoas, bem acima do número esperado de 200 pessoas. Durante todo o evento o auditório principal esteve cheio e os debates tiveram que ser transmitidos concomitantemente em telão externo para atender a todo o público.
20Participação de 20 palestrantes de alto nível, entre eles acadêmicos, secretários e gestores públicos e presidentes, diretores e gerentes de empresas.



 

6Debates divididos em 6 painéis com diferentes conteúdos, dando dinamismo ao evento.
icon-cvAnúncio da criação futura pelo setor público de um website e de uma rede de currículos para facilitar a contratação da população negra pelo setor privado.



 

icon-sheetLançamento do Relatório “Igualdade Racial em São Paulo: Avanços e Desafios”, com dados socioeconômicos da população de São Paulo, desagregados por gênero e raça .
icon-grafAnúncio da pesquisa sobre o perfil racial e de gênero das 500 maiores empresas, com foco especial nas empresas que prestam serviços para a Prefeitura, a ser feita pelo Instituto Ethos.